NOTA do PT - SJP sobre o pronunciamento do Presidente Bolsonaro




O Partido dos Trabalhadores de São José dos Pinhais vem a público com indignação repudiar o pronunciamento irresponsável e inconsequente do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, feito em cadeia nacional na noite desta terça-feira (24).
Contrariando cientistas, médicos e a Organização Mundial da Saúde (OMS), Bolsonaro atacou gestores, profissionais de saúde, a imprensa e todos aqueles de bom senso que sabem a gravidade dessa pandemia.
Este presidente, que continua a chamar o COVID-19 de "gripezinha", o vírus que vem tirando a vida de milhares de pessoas por todo o mundo, mostra agora com quem seu desgoverno está comprometido.
Se dirigindo ao povo brasileiro, e estimulando a saída as ruas, fez um discurso totalmente na contramão do seu próprio ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, que é médico, e dos demais líderes mundiais que lutam para conter o avanço desse vírus. De forma irresponsável orientou que a população a retome a "vida normal" e abandone o isolamento social.
Até o presidente dos EUA, Donald Trump, o qual ele se espelha, anunciou estar tomando medidas para proteger o povo norte americano e a economia. Mas, Bolsonaro, para vergonha nacional e mundial, tenta a todo instante atender uma dezena de empresários fascistas que os apoia, além de afirmar que a morte de milhares de pessoas anunciadas até então, são significa muito, perto do impacto econômico que a doença pode trazer.
Bolsonaro comete crime, ao deixar de lado a responsabilidade com a saúde do povo brasileiro, para servir aos interesses de banqueiros e empresários que bancaram sua chegada ao Palácio do Planalto.
A pandemia do COVID-19 é muito séria e vem fazendo vítimas mundo a fora. Nós não queremos fazer parte dessa triste estatística, como Itália, EUA, Espanha e outros; por isso não podemos aceitar esse comportamento irresponsável do atual representante do nosso país.
Lamentamos que nosso país esteja sendo conduzido por uma pessoa que ao longo de um ano vem demonstrando total despreparo e irresponsabilidade. Vamos continuar na luta em defesa dos trabalhadores para que seus empregos, salários sejam garantidos assim como seu isolamento social, para que que a saúde do trabalhador venha em primeiro lugar e depois a economia.


PT de São José dos Pinhais.